JORNAL LUZILÂNDIA
Clipagem Eletrônica - Versão para impressão
TEMOR
ENEM: Atraso em entrega de provas e deixam candidatos preocupados
13/11/17, 14:54

C

andidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse domingo (12) em Teresina buscaram o G1 e informaram que se sentiram prejudicados por conta do atraso na entrega do caderno de questões em um dos locais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que os candidatos podem buscar a ouvidoria do instituto.

Dois candidatos disseram ao G1 que fizeram a prova em uma faculdade particular da Zona Leste de Teresina. Segundo eles, as provas começaram a ser entregues somente às 12h30 (13h30, no horário de Brasília), momento em que deveriam começar a responder as questões.

"Os portões fecham às 12h e as provas devem iniciar 12h30. Nesse intervalo de meia hora é o tempo dos fiscais entregarem as provas e passarem as informações aos candidatos. Contudo, as provas chegaram nas salas faltando cerca de 5 minutos pra 12h30 e com a ordem de que só era pra entregar quando tocasse o sinal. Só que o sinal é pra indicar que o tempo de prova começou. Resultado: os fiscais tomaram pouco mais de 20 minutos do tempo de prova dos alunos para entregarem as provas e isso prejudicou a gente", informou o candidato Matheus Lopes.

Segundo ele, depois de protesto dos alunos, mais 15 minutos foram acrescidos ao tempo total para a realização do exame. "Mas além do tempo não ter sido suficiente para a realização, todo mundo já tinha ficado tenso e ansioso com isso. Eu consegui fazer a tempo, mas mesmo assim prejudicou todo mundo", informou outra candidata, que não quis se identificar.

Procurado, o Inep informou ao G1 que ainda não houve registros de atrasos nas entregas das provas junto à ouvidoria. A orientação aos candidatos que se sentiram prejudicados é de ligar para 0800 616161 ou mandar e-mail para ouvidoria@inep.gov.br.

Fonte: JL/G1PI
Reportagem publicada no site www.jornalluzilandia.com.br